26/09/2011

O Valor da Adoração a Deus no Lar

Introdução

No Livro de Gênesis, Cap. 3 e no Salmo 128, encontramos o valor da adoração a Deus no lar. Deus deseja que, em cada lar, haja um ambiente espiritual que honre e glorifique o Seu nome.

A maioria dos pais crentes não têm percebido a necessidade da adoração no lar, imaginando que só a igreja local atende às necessidades espirituais de sua família. Mas isso é um engano. Meditemos um pouco no assunto.

I - Deus quer estar presente no lar

1. No primeiro lar, Deus estava presente.

Deus visitava; Deus falava; Deus orientava o primeiro casal;

Enquanto obedeceram à voz de Deus, havia um culto maravilhoso no lar edênico.

Quando desobedeceram, Satanás prevaleceu.

HOJE, acontece a mesma coisa: Deus no lar: Harmonia, paz, amor. Deus fora do lar: falta de amor, ciúmes, contendas , brigas; desunião.

II - Com Deus no lar, A família é feliz

l. O Pai de família é feliz(Sl 128.1)

Ele teme a Deus e ANDA nos seus caminhos...

Adora a Deus; reparte felicidade com os seus;

É companheiro e amigo dos filhos e da esposa, ajudando-os a serem bons crentes;

Ele ama a esposa e dá exemplo aos filhos;

Tem cuidado e zelo pela família (Ver 1 Tm 5.8);

2. A Mãe, esposa e mulher é feliz(Sl 128.3a)

Ela é comparada a uma ÁRVORE FRUTÍFERA:

Dá fruto, dá sombra, dá abrigo, dá aconchego;

A árvore precisa ser cuidada: amor, zelo, afeto, carinho;

É diligente (Pv 31.27: é virtuosa (Pv 31.10-11);

É admirada e elogiada pelo esposo e pelos filhos (Pv 31.28-29).

3. Os Filhos são abençoados(Sl 128 3b)

São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS:

Dão fruto: Ver Gl 5.22-23;

Dão azeite (unção do Espírito Santo);

Dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto );

As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado, afeto, tempo, diálogo.

4. A Prosperidade no Lar Cristão(Sl 128.2; 4-6; Dt 28)

Prosperidade em tudo (Sl 1.1-3);

Bênção na cidade (Dt 28.3a); Bênção no campo (Dt 28.3b-4);

Bênção na vida doméstica (Dt 28.5,8);

Bênção dentro e fora de Casa (Dt 28.6; Sl 121.8);

Bênção diante dos inimigos (Dt 28.7; Sl 23.5);

Bênção na parte financeira (Dt 28.12).

III - A Adoração a Deus no Lar é Mandamento de Deus (Dt 11.18-21)

1. Os pais devem ter a palavra no coração(V. 18)

Do coração procedem as saídas da vida (Pv 4.21-22);

A boca fala do que o coração está cheio (Lc 6.45);

"A morte e a vida estão no poder da língua" (Pv 18.21);

2. Os pais devem ter a palavra de Deus nas mãos(V. 18)

As mãos devem ser usadas de acordo com a Palavra de Deus todos os dias;

O toque das mãos pode conduzir bênçãos com a palavra. Jacó abençoou os netos, tocando neles (Gn 48.8-10;13-16).

3. Os pais devem ensinar a palavra cuidadosamente(V. 19)

Ensinar assentado em casa(v 19);

Ensinar andando pelo caminho;

Ensinar durante o dia;

4. O valor do Culto Doméstico

4.1. Período

Deve ser feito diariamente: durante 10 a 15 minutos apenas;

4.2. Procidências

Providências preliminares: reunir a família e mostrar a necessidade do culto doméstico.

4.3. Roteiro - pode variar

1) Cânticos de corinhos ou de hinos de que todos gostem;

2) Leitura de pequeno trecho da Bíblia: cada dia, um membro da família ler; ou todos lêem alternadamente os versículos (isso ajuda a participação maior);

3) Um Comentáriorápido e significativo pode ser feito, enfatizando os pontos, aplicando-os à vida da família;

4) Pedidos de Oração: cada um pede por seus problemas e pelos outros;

5) Oração: uma só, por um membro da família ou fazem oração um após outro;

4.4. Obstáculos

1) Desencontros dos horários da família: O pai trabalha em um horário; a mãe trabalha em outro; os filhos saem cedo para a escola; horários desencontrados;

2) Fadiga: o trabalho e os estudos em excesso conspiram contra o culto doméstico;

3) Pouca importancia: muitos passam horas e horas diante da TV, mas não encontram tempo para o culto doméstico.

Tudo isso dificulta mas não deve ser usado como desculpas para a não realização do culto doméstico. O Inimigo pode agir nessas coisas.

É preciso colocar o culto doméstico como prioridade no lar. Só traz bênçãos pa a família.

Os obstáculos podem ser vencidos com o Poder do Espírito Santo e o esforço de todos , principalmente dos líderes do lar (Pai e mãe). Há tempo para tudo (Ec 3.1); Podemos tudo naquele que nos fortalece (Fp 4.13).

CONCLUSÃO:

A adoração a Deus no lar precisa ser valorizada. A avalanche de pecados que são jogados contra os lares, especialmente através da mídia (TV, rádio, literatura pornográfica, etc...) só pode ser derrotada com a família unida em torno do altar da adoração a Deus. É melhor desligar o altar da televisão e acender o ALTAR DA ADORAÇÃO.

PAI E MÃE: não dêem desculpas que agradem ao inimigo. REALIZEM O CULTO DOMÉSTICO COM SEUS FILHOS. Que Deus nos abençoe (Nm 6.24-26).

Autor: Pr. Elinaldo Renovato de Lima

16/09/2011

O Tema Preferido de JESUS

O Reino de Deus é o tema que envolve o ministério de Cristo, principalmente quando o examinamos nos escritos de Mateus.

- No seu nascimento, Jesus foi chamado, pelos magos, de Rei dos Judeus (Mt.2.2).

- Ao iniciar o seu ministério público, Jesus saiu anunciando o Reino. Ele dizia: "Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos céus" (Mt.4.17). A sua mensagem recebeu o nome de "evangelho do reino" (Mt.4.23 Mt.24.14).

- Quando ensinou os discípulos a orar, Jesus enfatizou o Reino: "Venha o teu reino e seja feita a tua vontade" (Mt.6.10).

- Ao enviar os discípulos em sua primeira missão, Jesus ordenou que este devia ser também o tema de sua mensagem: "Pregai que está próximo o reino dos céus" (Mt.10.7).

- Muitas das parábolas de Jesus tinham o Reino de Deus como ponto central. Em Mateus 13, o Mestre profere diversas parábolas. Cada uma ensina a respeito de um aspecto do reino.

- O próprio governador Pilatos reconheceu que Jesus era o Rei dos judeus, apesar de não ter compreendido o sentido espiritual do Reino (Mt. 27.11).

- No alto da cruz de Cristo foi escrito : "Este é Jesus, o Rei dos Judeus" (Mt. 27.37).

Por quê o Reino de Deus foi o tema preferido de Jesus? Porque este foi o objetivo de sua vinda à terra: estabelecer o Reino de Deus entre os homens. Jesus disse: "Para isso eu nasci e vim ao mundo" (João 18.37). É verdade que Jesus cura, resolve nossos problemas e pode nos dar bênçãos materiais diversas, mas nada disso é o seu objetivo principal. Seu propósito é estabelecer o Reino de Deus em nós e isto é um modo de vida. Viver no Reino é evitar o pecado, é fazer a vontade de Deus. Jesus viveu assim e nos deu o exemplo. Que o Reino de Deus seja também o nosso tema preferido e o objetivo principal das nossas vidas. Para isso nascemos, pelo Reino devemos viver e até por ele morrer, se preciso for.

Autor: Prof. Anísio Renato de Andrade

15/09/2011

Eis me aqui - Diante do Trono 13

"Chamado é uma questão de Honra e não de vergonha,
por isso o diabo tenta roubar nossa honra" Pr. Deferson Feitosa

14/09/2011

COMO DAVI VENCEU SAUL

Propósito: Auxiliá-lo a suportar momentos de fortes tribulações, perseguições ou conflitos e ser aprovado por Deus. Baseado na vida de Davi, que soube aguardar o tempo de Deus, mesmo estando em risco a sua vida.

Texto: 1Sm 22:3

“De lá Davi foi para Mispá, em Moabe, e disse ao rei de Moabe: "Posso deixar meu pai e minha mãe virem para cá e ficarem contigo até que eu saiba o que Deus fará comigo? "

Introdução: Não entendes o que está acontecendo? Sente-se oprimido, perseguido e boicotado no local de trabalho ou entre os teus? Percebes que a causa dos conflitos e desavenças é pura inveja, ciúmes ou porque te têm como ameaça? Precisamos aprender algumas lições com Davi! O que ele fez no calor da perseguição, quando sua própria vida ficou em risco?

1º Se desviou dos ataques de Saul:“No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes.” (1Sm 18:10, 11).

Lição: Revidar ofensas pode piorar a situação, você pode passar de ofendido a ofensor. Faça como Davi: Apenas se desvie dos ataques, a vingança pertence a Deus! (ler Hb 10:30)

2º Suportou quando foi diminuído: “Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi. Então afastou Davi de sua presença e deu-lhe o comando de uma tropa de mil soldados, e Davi a conduzia em suas campanhas.” (1Sm 18:13).

Lição: Diminuir-te. Uma estratégia inimiga para tentar fazer-te tomar uma decisão precipitada. Mas o teu verdadeiro valor quem dá é o Senhor! Confie n’Ele e creia que você está exatamente onde o Senhor quer que você esteja.

3º Continuou guerreando as batalhas do Senhor: Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o Senhor estava com ele. Quando Saul soube como ele tinha habilidade, teve muito medo dele. Todo Israel e Judá, porém, gostava de Davi, pois ele os conduzia em suas batalhas.” (1Sm 18:14-16)

Lição: Não deixe que as pressões te façam parar em tua missão: Continue fazendo o que o Senhor confiou em tuas mãos. Seja com muitos ou com poucos, há muitos olhos que estão contemplando o teu esforço.

4º Não acreditou nas promessas fingidas de Saul: Saul atendeu a Jônatas e fez este juramento: "Juro pelo nome do Senhor que Davi não será morto". (1Sm 19:6).

Lição: Saul resolveu adotar a filosofia: “Não pode contra ele, junte-se a ele!” Mas Davi não acreditou de todo, ficou com um pé atrás: É impossível alguém te tratar como um cão num dia e como um rei no outro: Sempre desconfie!

5º Fugiu de suas ciladas: Saul enviou alguns homens à casa de Davi para vigiá-lo e matá-lo de manhã; mas Mical, a mulher de Davi, o alertou: "Se você não fugir esta noite para salvar sua vida, amanhã estará morto". Então Mical fez Davi descer por uma janela, e ele fugiu.” (1Sm 19:12).

Lição: Deus sempre dá entendimento ao simples: Fuja de tudo aquilo que te “cheirar mal”. Em algumas situações fugir não é covardia, mas auto-preservação!

6º Compartilhou com um homem de Deus: Depois que fugiu, Davi foi falar com Samuel em Ramá, e contou-lhe tudo o que Saul lhe havia feito. Então ele e Samuel foram a Naiote e ficaram lá.” (1Sm 19:18)

Lição: Cultive alguém de extrema confiança, que tema a Deus, para que você possa se abrir em momentos de dificuldades: Um bom conselho é melhor do que mil palavras!

7º Cultivou uma amizade sincera: e Jônatas disse a Davi: "Pelo Senhor, o Deus de Israel, prometo que sondarei meu pai, a esta hora, depois de amanhã! Saberei se as suas intenções são boas ou não para com você, e lhe mandarei avisar.” (1Sm 20:12).

Lição: Ama um amigo, pois no dia da angústia você terá um irmão. Preserve as amizades sinceras, mesmo que seja filho do teu inimigo!..

8º Dos teus inimigos cuida Deus: Juro pelo nome do Senhor", disse ele, "o Senhor mesmo o matará; ou chegará a sua hora e ele morrerá, ou ele irá para a batalha e perecerá.” (1Sm 26:10)

Lição: Quando estamos em batalha, ou tribulação, é muito comum as pessoas sugerirem: Faça isto! Faça aquilo! Reaja assim! Devolva o mesmo! Porém este tipo de conselho é dispensável: Acredite confiantemente que dos teus inimigos cuida Deus! Davi entendia que: Se Deus não fizesse, ninguém mais poderia fazê-lo!

Conclusão: Em tempos de dificuldade é apropriado estudarmos a Palavra, aprender as lições que ali foram registradas para exemplo nosso e tirar proveito das riquezas espirituais ali contidas! Que esta lição sobre a vida de Davi te ajude nos dias difíceis que estás passando ou que ainda virão!

Pr. Aislan Bonina

13/09/2011

REPENSANDO O MINISTÉRIO DE LOUVOR


TEXTO: Hb 13:16
“Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.” (Revista e Atualizada).
“Não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, pois com tais sacrifícios Deus se agrada.” (Edição Contemporânea).
“Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.” (Linguagem de Hoje).
INTRODUÇÃO:
Neste estudo pretendo te levar a “Repensar O Ministério de Louvor.” O maior problema de uma Equipe de Louvor não está em cima do púlpito, mas fora dele! Eu tenho 14 anos de conversão, dentre os quais, 9 dedicados ao ministério de louvor. Neste ministério vivi muitas experiências agradáveis, outras desagradáveis... Portanto, posso tirar algumas conclusões! Um grande erro que equipes de louvor cometem é achar que são eles que “fazem o negócio acontecer”, esquecendo-se que a Igreja Primitiva nem equipes de louvor possuíam, e mesmo assim abalaram o mundo com o evangelho. Reconhecemos que a equipe de louvor é uma ferramenta moderna de louvor e adoração, porém, é necessário repensarmos algumas coisas sobre o ministério de louvor. Para tanto, quero falar sobre 3 aspectos que têm sido uma problemática em equipes de louvor:
I-ASPECTO ESPIRITUAL:
1-Oração – Equipes de louvor têm uma grande dificuldade de orar. Ñ é difícil, durante as orações no culto, ver músicos olhando para “o teto” ou solando em baixo volume seus instrumentos... Definitivamente eles não conseguem orar! Porém o Rei Davi, um grande músico, mantinha uma vida de oração regular (Sl 55:16,17).
2-Palavra – É difícil ver toda uma equipe de louvor que leve sua bíblia para o púlpito, geralmente só o faz quem ministrará o louvor, para ler aquele tradicional salmo escolhido de “última hora”. Dificilmente, também, uma equipe de louvor freqüenta a Escola Bíblica, negligenciado o fato de que o conhecimento bíblico é essencial para uma vida espiritual bem sucedida (Sl 119:105).
3-Dízimos e ofertas – Não é raro observar os diáconos passarem a salva e quase ninguém da equipe de louvor ofertar! Alguns podem alegar que alguns jovens não trabalham... Mas também não ficam sem seu tênis ou roupas de grife! A verdade é que Paulo nos ensinou que os ministros de Deus devem ser o exemplo dos fiéis (1Tm 4:12)... E isso até no procedimento de ofertar!
II-ASPECTO COMPORTAMENTAL:
            1-Roupas: “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.” (1Co 14:40). A palavra “decência” significa: Bem comportado; Que fica bem; Conveniente; Apropriado. Fazendo uso da palavra ‘decência’ para o uso das roupas, pense que no caso das irmãs a roupa deve ser ‘bem comportada’, não deve chamar a atenção... No caso dos irmãos, não é ‘apropriado’ ou ‘conveniente’ subir no altar com uma camisa aberta até o meio do peito ou de time de futebol. Se eu prego costumes? Não! Prego ordem e decência.
2-Mascar chicletes - É um paradoxo, como louvar ou adorar com a boca ocupada? Além do mais, mascar chicletes na casa do Senhor já é um sinônimo de indiferença, quanto mais no altar.
            3-Fazer cara-feia ou balançar a cabeça diante de um erro do irmão é outro aspecto comportamental que deve ser evitado pela equipe.
4-Desaparecer do culto depois do louvor – Cansei de ver equipes de louvor ficar conversando no fundo da igreja depois da ministração do louvor. O que pensam que são? Artistas? Definitivamente não deve ser assim! Somos todos irmãos em Cristo, reunidos para prestar culto ao Senhor, e se o ministério de alguns é o louvor, o de outros é a Palavra! Tudo deve ser usado para edificação mútua.
            5-Faça muitas outras coisas na igreja – Quem faz parte do ministério de louvor não está proibido de limpar a igreja... Não está proibido de arrumar os bancos... Não está proibido de evangelizar... E por que não o fazem? Porque o pretexto de alguns é “Não é o meu ministério”! Entenderam agora o contexto de Hb 13:16, lido no início deste estudo?
III-ASPECTO TÉCNICO:
            1-Barulho – Em algumas equipes a adoração não acontece, já o barulho... No contexto de equipes de louvor podemos definir barulho como: “Esforço ou necessidade de fazer ressoar seu instrumento.” É incrível como o efeito da distorção nas guitarras se fazem presente em quase todos os cânticos, até mesmo naqueles que não são necessários. Outro fator responsável pelo barulho é uma pessoa inapta para operar o som. Isto atrapalha a adoração da igreja.
2-Intimidade com o louvor – Não arrisque cantar um louvor que você não domine muito bem a letra, é horrível para a igreja perceber que nem mesmo o ministro domina o louvor que está cantando. Ah! Não espere isto da equipe também.
3-Ordem – O correto é um conjunto é: Instrumentos fazem o fundo musical, suave; os Back Vocals fazem o fundo de voz, mas é a voz do Ministro que deve ter o destaque. O que vemos em muitos casos é uma miscelância de sons, impossível de discernir.
4-Não ensaiar com as pessoas chegando na igreja – Ao abrir a igreja, os louvores deverão estar devidamente ensaiados.
            7-Deus habita no meio da simplicidade – Nunca se esqueça disto: É melhor um violão e uma voz que estejam com o coração no altar, do que um conjunto inteiro de “profissionais do púlpito”. Há muitas pessoas preocupadas com “técnica”, mas isto não é tão importante quanto a simplicidade, humildade e vida no altar. E vida no altar significa “bom testemunho fora dele”.
CONCLUSÃO:
A equipe de louvor deve ser um fator facilitador para as pessoas entrarem na presença de Deus... Se isto não estiver acontecendo, algo está errado! Repensemos nossa vida espiritual... Nosso comportamento... A prática! Se nos colocarmos em nosso devido lugar, seremos uma arma poderosa nas mãos de Deus.
Fonte: avivaohsenhor.com.br  

02/09/2011

Senhor, Tu me sondas

Senhor, Tu me sondas
E me conheces
Sabes quando assento e levanto
Esquadrinhas meu andar,
O meu deitar
Conheces todos os meus caminhos
Ainda palavra não me chegou a boca
E Tu ja conheces, Senhor
Tu me cercas por trás e por diante
E sobre mim põe tua mão

Sonda-me, oh Deus
Conhece o meu coração
Prova-me os pensamentos
Vê se ha em mim algum caminho mal
E guia-me pelo caminho eterno

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad