09/01/2011

A natureza da Adoração

a. Adorar é uma experiência interior

No Salmo 95:6,7, o salmista convida: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão.
Ele exalta a Deus por aquilo que ele é e faz. E sendo Deus infinito, há muitas maneiras de adora-Lo, conforme o Espírito Santo nos ensina e dirige.

Formas de adoração

1 - Louvar a Deus com a voz. para publicar com voz de louvor e contar todas as tuas maravilhas.” ( Sl 26:7)

2 – Clamar a Deus. “cantai a Deus com voz de triunfo” (Sl 47:1b)

Oração: “Mas tu, quando orares ...” Mat 6:6-7

3 – Cantar Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto.” (Sl 100:2)

4 – Erguer as mãos. “Levantai as mãos no santuário e bendizei ao SENHOR.”

5 – Bater palmas. Aplaudi com as mãos, todos os povos” (Sl 47:1ª)

6 – Inclinar-se, Ajoelhar-se ou Prostrar-se. Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos! Ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.” (Sl 95:6)

7 – Dançar. Louvem a Deus, o SENHOR, com danças e, em seu louvor” (Sl 149:3a). “Louvem o SENHOR com pandeiros e danças.” (Sl 150:4a)

A adoração a Deus, no qual vivemos, nos movemos e existimos, é, acima de tudo, uma atitude interior do ser humano, imagem e semelhança do Criador (At 17:28).

Faz parte da estrutura espiritual de quem crê, teme, ama e serve ao Eterno Deus.

a necessidade interior de adorá-Lo. “para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.” (Ef 1:6,12,14)

b. A adoração testifica da redenção

A Igreja não salva, mas é através dela que a salvação é difundida e recebida. O crente, que foi salvo da condenação do pecado, deve aqui viver em santidade liberto do poder do pecado, e vencer por Cristo, mediante a fé.

“Pela fé, ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar. E daí também, em figura, ele o recobrou. Pela fé, Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé, Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé, José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel e deu ordem acerca de seus ossos. Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” (Hb 11:17-27)

Vemos que é mais do que comprovado que o adorador tem que ter fé e viver em santidade, assim o propósito de Deus se cumprirá na sua vida.

Porque nele se descobre a justiça de Deus de em , como está escrito: Mas o justo viverá da . Romanos 1:17

De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Ora, a é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1

Não estranhe, se vir muitas provas ou lutas nos primeiros dias após você ter tomado a decisão perante Deus, que buscará ser um verdadeiro Adorador. Não desanime, porque somente os que são provados serão aprovados. “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Sl 30:5)

Quando você começar a aprender da palavra e crescer espiritualmente, muitos podem até falar que você esta ficando louco, mas não se preocupe, para isso temos uma resposta que vem direto de Deus, “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (I Cor 1:18,21)

Com esta palavra maravilhosa que o apostolo Paulo nos deixou, vemos que muitos estão ao nosso lado dentro da igreja, mas estão limitados e estão querendo limitar o poder de Deus, isso acontece por não buscarem a sabedoria que vem de Deus, não desanime, você é a diferença, você faz parte da geração que vai mudar o conceito de pessoas juntamente com o Espírito Santo.

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (I Pe 2:9)

Em alguns momentos temos que renunciar as nossas vontades, para fazermos a vontade de Deus (Mateus 16:24). Não desanime, estamos aqui nesta terra de passagem e breve teremos a vida eterna, lá estaremos juntamente com o Pai. Até que ele não venha, vamos juntos fazer o que o Senhor nos manda.

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.” (Lc 4:18,19)

O homem sob o poder do pecado não é capaz de avaliar o perigo eterno que aguarda aquele que é escravo do pecado. Mas, uma vez remido e salvo do pecado, o crente deseja adorar ao Senhor que o salvou. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não engano.” (Sl 32:1,2)

“Os olhos do SENHOR estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor. A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” (Sl 34:15-19)

Por Pastor Deferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frases

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.” "Os negócios são como uma bicicleta. Ou você continua em movimento, ou cai." Frank Lloyd Wright "A Fé honra a Deus e Deus honra a Fé" Autor Desconhecido "Ministério não é só confortar os aflitos; é também afligir os que se acham confortáveis". - Don Hustad